Bem vindos!
Aqui você encontra dicas, sugestões e assuntos ligados à gravidez, maternidade e bebês. De tudo um pouquinho pra te deixar atualizada(o) sobre o tema. Toda mãe é uma grande panela preparando um novo ser para esse mundo. Aproveite e participe. O espaço é aberto!

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Como escolher a melhor maternidade?

Segue aqui uma ótima orientação para escolher uma maternidade bacana. O conteúdo é da revista crescer que sempre responde a um trilhão de dúvidas que temos nessa fase da vida.

Aproveitem:

Uma boa maternidade não é apenas aquela que oferece todo o aparato tecnológico possível. Ela também deve se adequar às necessidades práticas da gestante, como ser de fácil acesso e viável financeiramente. Observe os tópicos considerados importantes pelos especialistas.

1 – O centro obstétrico é completo?

Isso é um indicativo de segurança.Completo é o centro capaz de tratar de situações de emergência. Confira a presença de equipamentos de monitorização da mãe e do bebê, como o oxímetro, o cardioscópio e o cardiotocógrafo.Verifique também se há banco de sangue ou pelo menos um estoque para casos de urgência.
2 – Tem UTI e UTI neonatal?

As duas são imprescindíveis.E lembre-se: para o bebê, só adianta se a maternidade oferecer a UTI neonatal, onde a aparelhagem é adaptada ao recém-nascido, os medicamentos estão na dosagem certa e a equipe médica é especializada.

3 – O berçário é bom?

Um bom berçário está aparelhado para dar conta também do bebê prematuro. Observe o número de leitos e equipamentos como incubadoras, respiradores e aparelhos de fototerapia. Também é importante a equipe ser multidisciplinar, com neurocirurgião pediátrico, além do neonatologista e das enfermeiras.

4 – A maternidade fica dentro de um hospital?

A alternativa é boa, desde que os ambientes sejam separados e o local apresente baixo índice de infecção hospitalar (o aceitável são 2%). É obrigatório que o hospital mantenha um quadro com essa informação ou informe quando questionado.Não é bom que o centro obstétrico fique muito perto do centro cirúrgico geral.

5 – O plano de saúde cobre?

Esse é um critério quase definitivo. E o ideal é que o médico também faça parte do plano. Muitas vezes, hospitais ou médicos aos quais você tem direito não agradam. Nesse caso, privilegie o profissional de sua confiança e fique com um dos hospitais do plano para não arcar com as despesas de internação.

6 – E quando o obstetra indica?

Você pode avaliar junto com a questão do plano de saúde. Quando o obstetra faz parte do corpo médico da maternidade ou trabalha lá com freqüência, já conhece a sua estrutura e os profissionais do local, o que facilita o atendimento à gestante. Mas vale a pena, também, considerar as indicações de profissionais, amigos ou conhecidos. Só não esqueça que isso depende de cada um. Alguém que passou por um parto complicado pode ter ficado com uma impressão ruim da maternidade da qual sua amiga voltou feliz.

7 – A enfermagem é eficiente?

Os cuidados mais diretos com a gestante e o bebê são prestados por essa equipe — e numa fase delicada. É importante que o casal simpatize com esses profissionais.

8 – O lugar é limpo e confortável?

Não adianta ter tecnologia de ponta em um ambiente hostil e sujo. A impressão geral tem de ser de limpeza. Alguns locais oferecem luxos, mas o básico são quartos com cama confortável, sofá-cama com tamanho adequado para acompanhantes e um banheiro asseado.

9 – Você pode levar um acompanhante?

Essa é uma recomendação formal da Organização Mundial da Saúde. Mesmo assim, algumas maternidades não permitem e outras aceitam, mas não incentivam. Pode haver a cobrança de uma taxa pela presença do acompanhante no parto, referente ao uso de roupas especiais.

10 – É fácil chegar lá?

A maternidade deve ser acessível, porque pode ser importante chegar rápido.Teste o caminho de carro para verificar o trânsito em vários horários. E, como nunca se sabe o que pode acontecer, tenha outra opção de maternidade já combinada com seu médico.

Um comentário:

  1. O blog está muito bom. Só estou sentindo falta de links nas postagens para outros blogs. São eles que vão lhe dar visibilidade. Comente, escreva... parabéns pelo espaço.

    ResponderExcluir