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domingo, 18 de abril de 2010

Segurança No Trânsito Com Crianças: Agora é Lei!

Todos os dias vivenciamos no trânsito, seja de dentro de um ônibus, de dentro do carro/moto ou a pé, um estresse por conta da conduta dos motoristas impacientes. E isso perturba a vida de qualquer cidadão, mesmo aquele mais calmo e tranqüilo. Agora imaginem as mães e pais de crianças que estão dentro do veículo com seus filhos. Um tormento!

Para cada peso e idade da criança existe um modelo correto da cadeirinha para o automóvel e a lei que regulamenta o uso correto desse equipamento entra em vigor a partir de junho deste ano.


Estatísticas

1.200 crianças por ano morrem vítimas de acidentes de carro. Existem testes realizados que comprovam que esse número pode cair consideravelmente se a criança estiver fazendo o uso correto da cadeira conforme seu peso e idade. A criança tem 71% de chance de sobreviver caso ocorra um acidente. O uso da cadeira também reduz a necessidade de hospitalização em até 69% dos casos com crianças de até 4 anos de idade.

Mas existem os pais relapsos, sabe aquele pensamento – “Daqui até ali não vai acontecer nada” – Pois é aí que mora o perigo, pois a maiorias desses acidentes acontecem em pequenos trajetos - 60% em um passeio de 30 minutos, e 20% acontecem entre 30 minutos e 01 hora. Com essa estatística percebemos que a maioria dos pais são imprudentes.

Para se adequar

Para cada idade e peso existe um equipamento correto. De 0 a 1 ano de idade ou de 0 à 13 Kg o primeiro equipamento que deve ser utilizado é o bebê conforto que é instalado no carro de costas para o movimento e deve ser usado desde a saída da maternidade. Assim que o bebê completa 14kg ou 1 ano ele já deve ser transferido para a cadeirinha. Essa cadeira para auto é inserida também no banco de trás do carro e diferente do bebê conforto, ela vai em direção ao movimento. A criança pode utilizar essa cadeira até 4 anos de idade ou atingir 18kg.

A lei que obriga o uso correto da cadeirinha foi aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito em 2008 e entra em vigor dia 01º de Junho de 2010. A infração pra quem não se enquadrar ao novo padrão é gravíssima com 7 pontos na carteira e a multa no valor de R$ 191,54.

Se a cadeira for de fabricação nacional deve ter o selo do INMETRO, se for da Europa ou América do Norte a cadeira já possui a regulamentação, pois nesses países o certificado já é obrigatório.

Aqui no Brasil, as fábricas Burigotto e Galzerano já produzem seus produtos dentro das normas da ABNT e são testadas e aprovadas pelo INMETRO. Os fabricantes Chicco e Cosco são importados, por isso já estão dentro dos padrões exigidos.

Comportamento

Ananda Motta, publicitária que tem 26 anos mora em Lauro de Freitas e é mãe de Maria Flor de 2 aninhos e trafega pela cidade com a filha no banco de trás do carro na cadeirinha que não é a cadeira apropriada para a nova legislação, o que pode colocar a vida dela em risco. Ananda acredita que no quesito comportamento no trânsito o maior problema é a falta de paciência dos motoristas que transitam no maior estresse e ainda afirma que a estrutura da cidade “deixa a desejar”.

Sobre a cadeirinha da sua filha, ela diz que monta com facilidade, mas não é muito segura pelo fato de sua filha já ter tirado o cinto de segurança com tranquilidade e sozinha.

Ananda acredita que campanhas publicitárias devem ser realizadas a fim de conscientizar a população sobre uma melhor conduta no trânsito, e complementa: “Os pais têm que ter consciência de que estão no trânsito com seus filhos e devem dirigir de forma prudente, com educação, direção defensiva e sem pressa e assim passar segurança aos seus filhos e estes também se comportarem de forma correta, quietos e atentos ao que vêem.”

O equipamento passa a ser obrigatório, mas os pais mais do que ninguém devem zelar pela vida de seus filhos da melhor maneira e em qualquer situação. No caso de uma blitz policial os pais que não estiverem de acordo com o novo código serão punidos pela legislação, já no caso de um acidente de trânsito, a punição não será monetária, mas o preço a se pagar com certeza será bem mais alto.

A seguir tem dois vídeos explicativos sobre como instalar cada cadeira no carro e escolher a cadeira correta para cada fase da criança:




As estatísticas apresentadas nessa matéria são do instituto de pesquisas DATASENSUS.

O site www.criancasegura.org.br é um ótimo guia para segurança de crianças.

O blog Walmart também informa sobre a nova lei de trânsito.

2 comentários:

  1. Massa Flá essa sua iniciativa. Se todos os pais e mães se ligassem nessas dicas, teria uma redução expressiva no número de acidentes envolvento crianças.No manual de todos os carros, o próprio fabricante dá essas dicas de segurança com bebes. è muito importante lê este material por completo.

    Abraços e fica na paz, vc e seu bebe!

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  2. Nem engraçado,nem interessante, nem legal, muito menos esclarecedor, tem gente com problemas até com os cintos de segurança que vem em veículos novos, com pessoas que precisam de cadeiras especiais, nada disso foi previsto pela Lei, por isso a informação é superficial.

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