Bem vindos!
Aqui você encontra dicas, sugestões e assuntos ligados à gravidez, maternidade e bebês. De tudo um pouquinho pra te deixar atualizada(o) sobre o tema. Toda mãe é uma grande panela preparando um novo ser para esse mundo. Aproveite e participe. O espaço é aberto!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

O que acontece com o corpo da mulher no Pós-Parto?

As mudanças durante a gravidez e a preparação do corpo para o parto costumam despertar a curiosidade das futuras mães que desejam saber mais sobre tudo que envolve o período gestacional. No entanto, o puerpério - período que se inicia após o parto e tem duração de seis semanas – também é importante e compreende a readaptação do organismo da mulher à situação anterior à gravidez.


No puerpério, o útero, o colo do útero, a vagina e o abdômen começam a voltar ao tamanho normal. Saiba mais:


Mamas
→ Antes de produzir leite, as glândulas mamárias produzem o colostro, que é um líquido rico em nutrientes e anticorpos;
→ após o nascimento do bebê, os alvéolos (glândulas secretoras de leite), que se multiplicaram e se dilataram durante a gravidez, são capazes de produzir cerca de um litro de leite por dia.


Útero
→ Imediatamente após o parto, o útero diminui consideravelmente de volume;
→ uma semana após o parto, o útero já apresenta metade do tamanho que tinha logo após o nascimento: no pós-parto imediato, acontece a redução de cerca de 1.000g e no fim da primeira semana, mais 500g;
→ seis semanas após o parto, o útero já voltou à posição habitual, embora não tenha ainda seu tamanho original;
→ o processo de contração do útero para voltar ao tamanho normal pode gerar algum desconforto, que desaparecerá após algumas semanas.


Função ovulatória
→ Nas mães que amamentam regularmente, a ovulação é menos frequente, mas não significa que não possa acontecer; a ovulação e portanto, uma gravidez podem ocorrer mesmo durante a lactação.
→ Se a mulher não amamentar, a função ovariana, ou seja a fertilidade (possilidade de engravidar) retorna em cerca de seis a oito semanas (período variável).


Vagina
→ No puerpério imediato, suas dimensões gradualmente diminuem em relação ao tamanho atingido até o parto.
→ Em quatro ou cinco dias, as pequenas lacerações já se cicatrizaram e não são mais percebidas.


Fonte: Rotinas em obstetrícia / Fernando Freitas... [et al.], Artmed 2006; Guia de Saúde da Família: o organismo e as doenças – Guia Veja de Medicina e Saúde v. 9, Editora Abril.

Esses blogs abaixo tem posts super interessantes sobre o pós parto:

2 comentários:

  1. Lendo o seu blog, fiqueicom vontade de ter filho.

    ResponderExcluir
  2. isso mesmo
    SÓ AS MÃES SÃO FELIZES!!!!!!!!!
    Vai ver que deliciaaaaaaaaaaaa que é, apesar das coliquinhas que da dó de ver seu bebe sofrendo, e sabe qual o remedio? Nenhum, só amor, paciencia, e tem que ninar muito o Arthur viu....

    ResponderExcluir